2006-07-04

Portugal

Portugal entre os melhores... A história reescreve-se. O feito no Mundial, tem elevado corações, relançado a auto-estima e o ânimo, acalentando sonhos cada vez mais amplos. O futebol tem destas virtudes.
Quantas unhas roídas, quantas gargantas dilaceradas, quanto sofrimento sentido, quantos copos partidos, quantas vezes "gooolo" gritado. E depois a festa, a alegria, a celebração!

A capacidade de mobilização de um povo (dentro e fora das fronteiras) tem dado renovo ao sentimento de pátria, do hino e da bandeira!
Quase que numa catárse colectiva, o país tem vivido ao "sabor do calendário" do Mundial. Fazem-se renovações governamentais, estabelecem-se ultimatos ao Irão, a tensão cresce em Timor, mas o que importa? Portugal percorre e devora a "roda dos alimentos". Depois das vitaminas das "laranjas", as proteínas dos "bifes". Agora seguem-se "galos" que esperemos sejam bem assados (de preferência sem "gripe das aves").

Agora imaginemos que toda esta dinâmica popular era posta em prol de causas importantes! Imaginemos o alcance, a mudança, a capacidade construtiva de todo um povo, de toda uma nação. Quantas vezes lamentamo-nos porque o "mundo" à nossa volta encontra-se cada vez pior. Estaremos a fazer as escolhas certas? Consumimos recursos e energia em questões efémeras, voláteis e estupidamente transitórias.
Porque não gritamos "Portugal" à segunda-feira de manhã quando iniciamos a semana de trabalho; porque não gritamos "Portugal" quando nos cruzamos com alguém que está em dificuldade e prontamente o auxíliamos, porque não somos mais cortezes no trânsito, porque não fazemos um esforço por sermos solícitos, porque não nos empenhamos mais no trabalho que temos, porque não decidimos ser mais simpáticos e tolerantes? Porque não exercemos o nosso direito de cidadania exigindo justiça e solidariedade?
Portugal não é o hino, ou a bandeira, nem tão pouco o Estado. Portugal sou eu e tu. São as gentes e o povo e os valores que defendem!

Entretanto... até domingo, e viva, Portugal!

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

BIBA!

Lai disse...

"Um povo desanimado é uma nação destruida"

Nestes últimos dias a selecção portuguesa tem contribuido para levantar a auto-estima...

O meu desejo é que Portugal encontre uma outra "selecção" que desempenhe este papel (de levantar os animos) de uma forma perfeita e continuada...

A ver vamos...

Entretanto, abaixo as 11 cristas dos 11 galos franceses...

BIBA Portugal!!!!

Vilma disse...

:D