2006-12-14

Diário de uma Bíblia

Na passada semana passei pela Fnac, quando encontrei, para meu espanto, o livro em destaque: a "Bíblia". Habituado a ver imensas prateleiras com uma profusão de temas sobre esoterismo e outros que tais, o meu pasmo foi genuíno.
Mais uma demonstração da mercantilização da quadra que se avizinha.
Assim gostaria de deixar o diário "possível" de uma Bíblia, igual a tantas outras que ocupam espaço na biblioteca de tantas casas portuguesas:

Diário de uma Bíblia.
20 de janeiro - Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do Ano Novo, meu proprietário leu-me diariamente, mas agora parece que me esqueceu.
16 de fevereiro - Hoje foi limpeza geral. Fui desempoeirada como outros objectos e delicadamente colocada no meu lugar.
24 de março - Fui utilizada depois do pequeno-almoço pelo meu proprietário. Ele analisou alguns trechos e levou-me ao culto.
08 de maio - Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário dirigiu um estudo Bíblico e teve que procurar vários versículos. Raras vezes os encontrava, mesmo estando todos no lugar de sempre.
01 de junho - Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre minhas páginas.
29 de junho - Fui colocada, juntamente com roupas e outros objectos, dentro de uma mala. Parece que estamos de viagem de férias.
10 de julho - Ainda estou na mala, embora quase todos os outros objectos já tenham sido retirados.
15 de julho - Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma viagem cansativa. Não percebo porque tive que participar nesta viagem.
10 de agosto - Hoje fui utilizada pela Ana. Ela escreveu a uma amiga e procurou um versículo para ela, pois seu pai tinha falecido.
20 de agosto - Novamente fui desempoeirada.
........

E se a tua Bíblia pudesse contar a sua história? Seria diferente desta?

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho algumas biblias que terão um diário parecido a esta...pois tenho mais do que uma. Mas a que mais uso, conta um diário diferente...

E respondendo: também gostei muito de vos conhecer "ao vivo e a cores" e creio que não precisarão de esperar um ano para nos voltar a ver.
É que ficámos fãs do pessoal do nuorte.... hehehehe
Obrigada pelo excelente acolhimento! :D
Abraços Aspas!

Raphael Rap disse...

Realmente muitas bíblias andam ainda de tal forma, quem sabe algumas nem são abertas, que a Palavra de Deus seja como o frescor de cada manhã e como ser de tal forma diária se não for aberta e lida?
Boa reflexão...

Unknown disse...

Excelente reflexão! Gostaria de usá-la, se me permitir...