2006-03-13

Ênfases

Dois miúdos estavam a comer algumas uvas. Um deles comenta: "São mesmo doces!". "Tens razão" - respondeu o outro, "mas estão cheias de pevides".
Ao vaguearem por um jardim, o primeiro novamente exclamou: "Olha para aquelas grandes e bonitas rosas!". O outro replicou: "Estão cheias de espinhos".
Como estava um dia excepcionalmente quente, pararam num café para saciarem a sede. Após vários goles, o segundo miúdo queixou-se: "Metade da minha garrafa já está vazia." O primeiro prontamente respondeu: "Metade da minha garrafa ainda está cheia!"

Muitas pessoas são como o rapaz pessimista desta história. Olham sempre para a vida através de óculos escuros. Sempre à procura da "nuvem ameaçadora" no céu límpido...
Felizmente existem pessoas que se concentram no lado radioso das coisas e são também elas radiantes, felizes e gratas. São realistas acerca do lado sombrio da vida, mas não tomam uma atitude miserabilista e "birrenta".
Os pensamentos negativos podem ser ultrapassado. Não importa quem sejas ou quais as tuas circunstâncias, há sempre muito pelo qual estar grato. Então, em vez de te queixares pelos espinhos, sê grato pelas as rosas.

4 comentários:

Anónimo disse...

quando temos JESUS como podemos ser pessimistas? as vezes a nossa incrédulidade nos faz pensar pessimista.

Anónimo disse...

Muitas vezes é difícil largar a capa do pessimismo. É que ela anda sempre de braço dado com a do medo. E então, por medo de falhar, as pessoas agarram-se a todas as desculpas que podem para não lutarem para atingir os seus objectivos. É sempre mais fácil culpar tudo o que pode estar contra nós do que lutar e assumir que erramos, fizemos as piores escolhas e falhamos, não atingimos o objectivo. Mas a luta tem 2 possibilidades. E o que muitas vezes essas pessoas esquecem é que ganhar, ter sucesso e atingir os objectivos é uma possibilidade real. E é tão bom conseguirmos superar as nossas expectativas!

Vilma disse...

Também penso assim: depende da forma como olhamos ao nosso redor! Com que olhar olhamos?

Casa dos Cinco disse...

Uns andam na Luz e outros na escuridão.
A escuridão faz que as pessoas tenham medo, só terão Luz quando aceitarem JESUS na sua vida.