2008-02-11

Vítima ou sobrevivente?

Provavelmente qualquer um de nós, numa ou noutra circunstância foi reduzido ao papel de vítima. A vida é demasiado "assimétrica" para que qualquer um se possa esquivar a esta realidade, numa ou noutra circunstância.
Talvez a esta condição tenhamos sido forçados por condicionalismos externos à nossa vontade; talvez outras vezes tenhamos sido nós próprios a permitir essa mesma imposição.
Vítimas de injustiça, vítimas de discriminação, vítimas de abuso... vítimas do "acaso"!
Às vezes esta condição de vítima até pode trazer algum conforto... Até talvez possa acarretar alguma discriminação positiva, mas ela implica irremediavelmente uma consequência: a distorção da nossa identidade.
Quando deixamos de nos ver como vítimas e passamos a ver-nos como sobreviventes, o choro transforma-se em canto, a lamúria converte-se em gratidão, os trajes de tristeza modelam-se numa brilhante indumentária de alegria.
Esta é uma escolha individual e interior: serei uma eterna vítima, ou um resistente sobrevivente?

"o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!"
- in Bíblia

1 comentário:

Viviana disse...

"Quando deixamos de nos ver como vitimas e passamos a ver-nos como sobreviventes, o choro transforma-se em canto, a lamúria converte-se em gratidão, os trajes de tristeza modelam-se numa brilhante indumentária de alegria."

Que trecho lindo!
Que trecho tão verdadeiro!

Na minha já longa caminhada com Cristo, confirmo alegremente, que é assim, tal qual , a minha experiência.

Obrigada por ter escrito este post.

Bençãos
Viviana