2008-06-17

Senhora ministra, tenha decoro!

"Nível de reprovações e de desistências cai para o valor mais baixo da última década

Os resultados escolares do ano lectivo de 2006/2007 apresentam uma melhoria acentuada em todos os ciclos de ensino, indicam os valores apurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) relativos à taxa de retenção e desistência escolar."
- 3 de Mar de 2008

Esta transcrição foi retirada do portal do Ministério da Educação. Posso assegurar-vos que quando forem apresentados os resultados relativos a 2007/08, será estrondosamente anunciado o sucesso no combate ao insucesso escolar.
A verdade, é que o que se está a passar não é muito diferente de uma "passagem administrativa" dos alunos que efectivamente não trabalharam e não aprenderam, que deveriam ficar retidos e não o estão a ser. Que os recursos que estamos a utilizar na formação das novas gerações, estão a ser pura e simplesmente desperdiçados, onde o que conta são as estatísticas, onde a excelência e o mérito são vocábulos arcaicos e destituídos de qualquer significado, nesta política escandalosa de laxismo e mediocridade.

Pela primeira vez pude ver conselhos de turma a questionarem-se relativamente a alunos do 3.º ciclo com mais de 8 níveis inferiores a 3 valores (8 "negas" sim, perceberam bem), no que concerne se deveriam, ou não, transitar de ano.
Pela primeira vez pude ver elementos da DREN presentes nos conselhos de turma, a pretexto de estarem "próximos dos agentes educativos"; a verdade nua e crua é que não passa mais de um artifício de pressão para obrigar os professores a cumprir as orientações de "avaliação fácil".

Como encarregado de educação estou chocado, como português: revoltado.

Sem comentários: