2008-06-02

Tira a máscara

Na inquietude do tempo a máscara surgiu. Era o perfeito instrumento para ocultar as grotescas imperfeições que o implacável reflexo do espelho fazia sobressair. Aquele tosco metal arduamente polido apontava cada sulco, cada ruga, cada expressão pesada, cada incisão da natureza decrépita. O encobrimento tornou-se obrigatório. Mas... Como o fazer? Apenas um caminho era possível: a aparência do perfeito.
Assim a máscara viu o seu uso disseminado. O espelho seria enganado, o olhar indiscreto seria apaziguado, a lancinante exposição seria aplacada. Na máscara era encontrada segurança, era encontrado prestígio, era encontrada a perfeição perdida. Rapidamente começou a ser vendida e trocada na clandestinidade, numa cumplicidade completa dos seus intervenientes em que o sigilo era facilmente estabelecido pela conivência recíproca.
Para cada situação havia sempre a máscara certa a ser usada: a da complacência, a da reprovação, a da anuência, a da humildade, a da concordância e certamente a mais eficaz de todas: a do interesse fingido.
Assim a máscara era usada. De tal modo a prática se tornou reiterada que já nem no lugar de recolhimento e de isolamento a mesma era retirada.
Durante algum tempo, o ardil funcionou. No entanto a procura incessante da luz dos holofotes, da centralidade das atenções, da atracção do palco central da vida, teve o seu efeito inesperado. Esse objecto de culto que durante tanto tempo tinha trazido a segurança, beleza e perfeição subitamente derrete e desvanece-se ante o excessivo irradiar que essa mesma luz do protagonismo almejado produzia.
E a história repete-se... Nas brumas do tempo, no correr da memória, no curso da existência, a inevitabilidade da exposição do que é "pobre, roto e nu" inexoravelmente ocorrerá: mais cedo ou mais tarde...

Assim sendo um imperativo decorre: "Tira a máscara!" - é o grito que apenas pode ser ouvido por quem busca e sente uma fome de autenticidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem é o Autor da Máscara?

Anónimo disse...

Eu quero saber, Porque eu tenho um trabalho para entregar amanhã