2009-09-09

"Deu-la-Deu"

Neste Verão, tomei conhecimento da lenda/história de Deu-la-Deu Marins. De forma sucinta resume-se ao seguinte:
Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu viveu no século XIV, no tempo das guerras entre D. Fernando de Portugal e D. Henrique de Castela. Foi nesta conjuntura que o galego D. Pedro Rodriguez Sarmento pôs cerco à vila de Monção com um poderoso exército, aproveitando a ausência temporária do seu capitão-mor.
A vila aguentou corajosamente o cerco sob o comando de Deu-la-Deu Martins, apesar da escassez de alimentos. No entanto esta escassez chegou ao limite de ruptura e foi então que Deu-la-Deu mandou fazer alguns pães e bolos da pouca farinha que restava. Deu-la-Deu Martins subiu então com os pães à muralha e atirou-os aos sitiantes, gritando-lhes o quanto ainda abundavam os mantimentos e provisões na cidade. A fome também já se tinha instalando no arraial inimigo. Assim, pensando que o cerco ainda estaria para durar decidiu retirar para Espanha, abandonando-o definitivamente.

Em tempos como os que vivemos no nosso país, gostaria de pensar que das próximas eleições sairá uma "Deu-la-Deu Martins", com coragem, imaginação e firmeza suficiente para inverter o cerco a que nós próprios nos confinamos na última década.
Talvez, desta vez, os pães e bolos sejam substituídos por laranjas. Fica ainda o desejo, que deste cabaz de citrinos haja o discernimento suficiente para apartar as laranjas podres.

Sem comentários: