2005-12-20

Pastores

Os pastores são das personagens com menor visibilidade na composição dos presépios, contudo foram dos primeiros a receber a notícia de "boas-novas".

Também naquela época, os pastores não eram muito bem quistos.
Os pastores eram notoriamente incrédulos, considerados pelos "doutores da lei" na mesma categoria das prostitutas e outros "pecadores inveterados". Eram marginalizados, estando inclusivé impedidos de entrar na sinagoga. Eles próprios partiram do princípio que Deus nunca os aceitaria, e temiam-n'O.

A verdade é que o anjo passou por cima de Jerusalém, (o centro religioso de Israel). Ele não foi para Herodium vila de Herodes perto de Belém. Pelo contrário, ele apareceu a um simples grupo de pastores que apascentavam os seus rebanhos fora da cidade.

Contudo, o anjo falou com eles. Deus sabia que estes pastores, como tantas pessoas que parecem indiferentes às coisas espirituais, estavam silenciosamente almejando por Ele.
Todos nós temos um desejo por algo mais. E não importa quão arduamente tentemos parecer auto-suficientes, mais tarde ou mais cedo corremos atrás de algo essencial. O isolamento, a solidão, e o medo da morte levam-nos a reconhecer a nossa necessidade de um Salvador, que preencha o vazio interior que temos. Mas onde podemos nós encontrá-l'O?
As palavras do anjo aos pastores foram simples e directas: "Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo, o Senhor". Também tu hoje, O podes encontrar.

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Jesus é O Salvador!

Anónimo disse...

E assim acontece Natal na nossa vida! Ouvindo e recebendo a Boa Nova, que é Jesus o Salvador.

Vitor Mota disse...

Sim, Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam! Mas a todos...