2006-02-16

Persistência no erro

Hoje, passava junto a uma estação de serviço, quando me apercebi de um pormenor interessante. A funcionária que logo pela manhã tem a função de fazer a limpeza do pavimento estava como sempre a preparar os seus utensílios de trabalho.
Com o colete reflector colocado, começou a tarefa. Ligou a mangueira à torneira, e, começou a lavar o pavimento. À medida que ía afastando-se da torneira para percorrer toda a área de serviço, a mangueira começou a ensarilhar-se. Quanto mais ela puxava, mais o nó apertava. Quanto mais o nó apertava, menos água saía. E ela lá insistia. Cada vez mais irritada, mais puxava a mangueira. A mangueira respondia, com um nó cada vez mais apertado... consequentemente, menos água jorrava!

Se há coisa em que somos persistentes é no erro.
Muitas vezes, obstinadamente insistimos em fazer as coisas "à nossa maneira". Resultado, acabamos por nos estrangular a nós próprios. Asfixiamos em resultado da nossa própria teimosia. Ter um espírito aberto, auto-crítico e permeável a aprendermos coisas novas é necessário. Aquilo que muitas vezes é definido como um "espírito ensinável", mais que urgente é importante e essencial.

13 comentários:

Mel disse...

No entanto, em coisas menos básicas que desfazer nós de uma mangueira, tantas vezes insistimos nos mesmos erros e continuamos a apertar com mais força os nós da nossa vida, não é?

JOINCANTO disse...

"Ter um espírito aberto, auto-crítico e permeável a aprendermos coisas novas é necessário."
Gostei.

Ver para crer disse...

É isso mesmo: somos mais persistentes no erro que no bem.
Um abraço amigo.

Vilma disse...

Boa ilustração ! :))

Vitor Mota disse...

Mas será que a pessoa sabia que a mangueira estava enrolada? POr vezes precisamos que nos digam onde erramos e nós também precisamos dizer aos outros, em amor, onde erraram. Isto para que não se persista no erro!

Pdivulg disse...

Aprender com os erros é crescer...

Caros Amigos disse...

Errar é próprio do homem. Mas insistir no erro é de burro. A mulher já devia ter experiência suficiente que não é à bruta que se endireitam as pessoas e as coisas.
Gostei!...
Bom fim de semana.

Em contra-corrente disse...

É isso mesmo!...
Temos de aprender com os erros.
Beijos.

marcos disse...

pior de cometer um erro , é cometer o mesmo erro a espera de um resultado diferente.

Lagoa_Azul disse...

Maior verdade que a que nos trazes hoje não pode existir..
Um dia se aprende.
Boa semana, beijos com carinho.

Ego ipse disse...

Gostei do texto: Mostra-nos como somos orgulhosos e pseudo-independentes! Mostra-nos que percebemos melhor os erros dos outros! Mostra-nos como é dificil e contranatura esse "espirito ensinável" Efesios 4:2

Casa dos Cinco disse...

Era uma vez...
Reconhecimento
Reconciliação
Oportunidade

Tina disse...

Concordo plenamente. E o pior é que a maioria das vezes sabemos que é "erro". Não seria mais fácil parar e tentar corrigir. Porque insistimos?