2005-05-24

O exemplo vem de cima

Desde crianças que somos impelidos a seguir paradigmas e exemplos.
Somos levados a adoptar os "modelos" que nos transmitem, acabando por os assimilar tanto de forma activa como passiva. No entanto, umas vezes aceitamo-los, outras vezes rejeitamo-los e criamos modelos alternativos!
Nesse processo de aprendizagem, temos ademais das vezes como referências, aqueles que se colocam em posição de destaque perante nós: pais, amigos, professores, chefes, desportistas, "artistas", políticos, religiosos, filósofos, homens de negócios...
Consideramo-los como exemplos que vêm de cima.
No entanto, quantas vezes, esses estereótipos não passam disso mesmo... de "imagens de marca" despidos de conteúdo e substância, que nos levam ao caos e nos mergulham na dúvida e incerteza.
Procuremos pois exemplos que vêm verdadeiramente de cima, que não enfermam de uma verborreia infinita, mas que na sua aplicação prática preenchem o vazio da alma e do espírito, e que dão forma e luz ao corpóreo e material, porque têm origem no Criador de todas as coisas.

É verdade. O exemplo vem mesmo de cima. Esse exemplo é Jesus!

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Não há maior nem melhor exemplo...

Anónimo disse...

:) Esta é uma verdade, muito verdadeira! ELE é Exemplo em todos os actos/atitudes que possamos pensar em tomar! ELE Deu a Sua Vida por todos os que quiserem um Exemplo!!!