2006-01-19

A "mal-dicção"

O legado de Gil Vicente perpetua-se. A "arte de maldizer", permanece no espírito luso. Uma curta e empírica viagem por um círculo restrito desta nossa blogosfera, foi o suficiente para propiciar este post.
A vontade de "maldizer" é uma constante. A publicitação do ridículo uma arte.
Num discorrer de argumentos, mais ou menos cáusticos, mais ou menos dilacerantes, esta prática, adquire contornos narcísicos, numa frenética competição em que os intervenientes degladiam-se entre si, na aspiração a um qualquer galardão na arte sarcástica.
Alguns, espelham uma literacia excelente, proporcionando à sua fiel "clientela" argumentos e "clichés" para apimentar a conversa de café do dia seguinte. Outros, obrigando a um maior cuidado na interpretação subliminar das suas afirmações, não deixam de armazenar a cicuta nos seus "odres".
Não é pois de admirar que perante as dificuldades reais do quotidiano nos limitemos amargurada e continuamente a "lamber as feridas", numa atitude complacentemente mórbida e fatalista, a que conduz esta prática da cultura da malícia.
O elogio e a valorização, a exaltação genuína e descomplexada, as expressões altruistas de vontade, são exemplarmente segregadas ou então timidamente exibidas, como se de uma pandemia se tratassem.
É então nesta espiral de destruição, crítica voraz e condenação fácil, que alimentamos o nosso espírito ávido e sedento de "mal-dicção".
Agora, é tempo de eu "bater no peito"...

8 comentários:

Anónimo disse...

os blogs são uma grande oportunidade de implementar as escrituras e seus valores, é pena que se queriam confusões que em nada dignificam a aquele que nos criou. MAS EU APLAUDO A ESTE BLOG pela sabedoria , coerencia e principios, numa linguagem muito actual e de alvo definido, o meu sincero agradecimento , que DEUS te dê mais revelação e graça para alcançar os que te lêem.

Anónimo disse...

criam confusões

Vilma disse...

Temos que reter aquilo que é bom, que edifica ..e separar o trigo do joio.

Anónimo disse...

Na blogosfera é importante que também existam blogs como este - com excelentes e positivas mensagens! Deus te abençoe.

Jorge Oliveira disse...

Aspas,
Gostei da tua análise Bloguística, embora novamente demasiado generalista (risos).
A parte mais difícil mesmo é “bater(mos) no peito...". Até porque dói.
Abraços.

Ver para crer disse...

Não há dúvida que nos é mais fácil a «mal-dicção» do que o «bem-dizer».
Temos que nos ir emendando...
Abraço.

Lagoa_Azul disse...

Como me entristece a "arte de maldizer"...se te contasse que já vi risos de alegria em pessoas que simplesmente estão a falar das desgraças do seu proximo...

Bom fim de semana, beijos com carinho.

Anónimo disse...

Keep up the good work
fishing gift baskets fisherman&aposs festival boothbay harborme Basketball court plans Lake powell fishing reports deep sea fishing the dianna banks Stopping lipitor cold turkey midwest fly fishing expo paddle fishing report in missouri