O legado de Gil Vicente perpetua-se. A "arte de maldizer", permanece no espírito luso. Uma curta e empírica viagem por um círculo restrito desta nossa blogosfera, foi o suficiente para propiciar este post.
A vontade de "maldizer" é uma constante. A publicitação do ridículo uma arte.
Num discorrer de argumentos, mais ou menos cáusticos, mais ou menos dilacerantes, esta prática, adquire contornos narcísicos, numa frenética competição em que os intervenientes degladiam-se entre si, na aspiração a um qualquer galardão na arte sarcástica.
Alguns, espelham uma literacia excelente, proporcionando à sua fiel "clientela" argumentos e "clichés" para apimentar a conversa de café do dia seguinte. Outros, obrigando a um maior cuidado na interpretação subliminar das suas afirmações, não deixam de armazenar a cicuta nos seus "odres".
Não é pois de admirar que perante as dificuldades reais do quotidiano nos limitemos amargurada e continuamente a "lamber as feridas", numa atitude complacentemente mórbida e fatalista, a que conduz esta prática da cultura da malícia.
O elogio e a valorização, a exaltação genuína e descomplexada, as expressões altruistas de vontade, são exemplarmente segregadas ou então timidamente exibidas, como se de uma pandemia se tratassem.
É então nesta espiral de destruição, crítica voraz e condenação fácil, que alimentamos o nosso espírito ávido e sedento de "mal-dicção".
Agora, é tempo de eu "bater no peito"...
8 comentários:
os blogs são uma grande oportunidade de implementar as escrituras e seus valores, é pena que se queriam confusões que em nada dignificam a aquele que nos criou. MAS EU APLAUDO A ESTE BLOG pela sabedoria , coerencia e principios, numa linguagem muito actual e de alvo definido, o meu sincero agradecimento , que DEUS te dê mais revelação e graça para alcançar os que te lêem.
criam confusões
Temos que reter aquilo que é bom, que edifica ..e separar o trigo do joio.
Na blogosfera é importante que também existam blogs como este - com excelentes e positivas mensagens! Deus te abençoe.
Aspas,
Gostei da tua análise Bloguística, embora novamente demasiado generalista (risos).
A parte mais difícil mesmo é “bater(mos) no peito...". Até porque dói.
Abraços.
Não há dúvida que nos é mais fácil a «mal-dicção» do que o «bem-dizer».
Temos que nos ir emendando...
Abraço.
Como me entristece a "arte de maldizer"...se te contasse que já vi risos de alegria em pessoas que simplesmente estão a falar das desgraças do seu proximo...
Bom fim de semana, beijos com carinho.
Keep up the good work
fishing gift baskets fisherman&aposs festival boothbay harborme Basketball court plans Lake powell fishing reports deep sea fishing the dianna banks Stopping lipitor cold turkey midwest fly fishing expo paddle fishing report in missouri
Enviar um comentário